Esta semana começou com uma segunda-feira de preparativos para a nossa primeira itinerância da “temporada” 2015/2016. Foi na terça-feira que o Media Lab se deslocou à Academia Militar da Amadora, onde recebemos alunos da Escola Secundária da Amadora.
Tivemos a oportunidade de ouvir o Coronel Nuno Lemos Pires, que nos falou um pouco acerca da importância da evocação do centenário da 1.ª Guerra Mundial e do papel desempenhado por Portugal no conflito.
A 1.ª Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918, comemorando-se 100 anos desde o seu fim em 2018. A Academia Militar da Amadora montou uma pequena exposição intitulada “Portugal e a Grande Guerra”, que os alunos tiveram oportunidade de visitar e que terminava com um percurso por verdadeiras trincheiras!
No final da sessão, os alunos puderam assumir o papel de jornalistas com o nosso workshop “Repórteres de Guerra: um olhar sobre a 1.ª Guerra Mundial. Através da leitura e análise de notícias da época, os alunos construíram uma primeira página de um jornal ou, no caso de alguns, fizeram de pivot no nosso já famoso Videocast.
Na quinta-feira recebemos duas escolas para a sessão da manhã: o Colégio Valsassina, para trabalhar em editorias, e a Escola Básica General Humberto Delgado, que fez uma primeira página de um jornal. Para além do trabalho jornalístico, os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma formação dada pela equipa Media Lab sobre vários assuntos relacionados com o Diário de Notícias e o Jornalismo e ainda de visitar a redação do DN!
Para vos mantermos sempre informados, destacamos os acontecimentos mais importantes desta semana:
- Passos Coelho forma e assume governo;
- Luaty Beirão termina greve de fome, ao fim de 36 dias;
- Correio da Manhã proibido de publicar mais informação sobre José Sócrates;
- Benfica perde, em casa, contra rival Sporting, por 0-3.
@braço, e lembra-te, também tu podes ser notícia!